quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Tira a maquiagem ♪

Hoje pela manhã, depois de uma noite inteira acordada, assistindo ao programa Hoje em Dia, vejo uma matéria sobre maquiagem, onde mostra o quanto isso é imprescindível para a vida de uma mulher, o quanto de tempo médio que a maioria gasta pra se maquiar antes de sair (40 minutos), e exemplo de uma apresentadora cujo nome eu não vou citar porque eu não lembro que dorme em determinada posição só pra não estragar o make. Ok, uma mulher maquiada se sente A poderosa, A estrela, A glamorosa, as atrizes estão aí pra provar isso, tanto que quando alguma delas é clicada sem maquiagem vira matéria #bapho.
Mas e aí, escravas da beleza, o que resta quando a maquiagem é retirada? Insegurança? Sim. Baixa autoestima? Talvez. Sérios problemas com o espelho? Rum, essa você responde, e aposto que nem precisa pensar muito.
Pra ninguém me criticar ou chamar de hipócrita, vou narrar a seguir minha rotina de maquiagem:
Para sair de casa de dia um pó leve e uma traçada de lápis na parte inferior do olho tá ótimo, lindo mesmo. À noite a coisa fica mais demorada, tipo, cinco minutos: delineador (que aprendi a passar com muito custo), talvez uma sombra forte, rímel, blush e batom.
Achou simples? Eu acho complicado. Posso contar um segredo? Minha pele tá beeeeem longe de ser pele de boneca de porcelana, na verdade, muitas manhãs eu tenho vergonha de me olhar no espelho, e não me orgulho disso, mas é difícil não fazer parte do estereótipo de beleza pré-determinado. Mas mesmo assim, eu encaro o desafio, no caso, o espelho, e busco ao máximo procurar o que me agrade, e não o que me deixe triste. Apesar da minha pele ser cheia de imperfeições, eu não uso base ou corretivo. Louca? Não acho. A maquiagem, na minha opinião, deve ser usada pra realçar a beleza, e não cria-la.
Vamos falar de ironias, todas as mulheres buscam uma relação verdadeira, mesmo que nem ela saiba disso, mas como elas podem exigir verdade, se nem se deixam ser assim? Mulheres maquiadas são mais bonitas de fato, mas a naturalidade, característica tão rara hoje, e tão admirável, fica aonde?
Calma gente, guardem suas pedras pro próximo post, eu nunca diria pra uma mulher parar de usar maquiagem, até porque eu não pararia, mas eu tento dizer que de vez em quando, é bom deixar os poros respirarem e ver quem gosta de você como realmente é, nua em todos os sentidos, sem salto, sem cinta, sem escova no cabelo, sem pranchinha, sem base, corretivo ou reboco. E em primeiro lugar, você tem que se aceitar assim, sem nenhuma ajudinha externa, aceitar que você tem sua beleza sim, e ela é só sua.
Existem por aí milhões de blogs sobre beleza, milhões de tutoriais de maquiagens fantásticas, pra ter aquela aparência de capa de revista, e isso é ótimo, ficar poderosa pra sair uma vez na semana pra uma balada com aquele make que te faz andar com a confiança da Katy Pery, mas porque não existem tantos blogs assim falando sobre a beleza natural, e como devemos ressaltar isso, como por exemplo, deixando de acordar meia hora mais cedo só pra se maquiar e aproveitar aquele tempinho pra dormir um pouco mais? Quer aparência mais saudável do que uma expressão descansada e fresca?

Pra finalizar, uma dica: use maquiagem pra valorizar o que você tem de melhor, e não pra criar um personagem perfeito que por dentro, morre de medo de ser descoberta.

2 comentários:

  1. Nossa mãe! Como faço para dar mil liks nesse texto? Meus pensamentos descritos aí. Amei.

    ResponderExcluir